Carro na estrada, rumo ao próximo Diagnóstico Tecnológico. Durante a primeira reunião de credenciados do Sebraetec ficou nítido, para maioria das agências ali, a dúvida sobre o critério, ou a definição do termo eCommerce, para a entidade.
Imediatamente, em mim, diferente de todos que criticavam os argumentos apresentados, observei uma grande OPORTUNIDADE. E ali mesmo, defini que passaria a entender tudo o que é possível apresentar e enquadrar para a entidade, no termo eCommerce.
Foi então, que cheguei à definição do que eu chamo de BALCÃO DIGITAL DE NEGÓCIOS. E não é apenas uma forma mais fácil de definir os critérios que se entende por eCommerce na plataforma de apoio ao médios e pequenos empresários, mas como também uso o termo Balcão de Negócios Digitais para delimitar como um site corporativo deve ser, “daqui pra frente”.
“Nossa ideia era apenas um site institucional”, disse-me um empresário olhando para o valor do orçamento recebido, cujos olhos corriam as funções elencadas, na esperança de eliminar algo e obter uma redução no valor final. Não! Você não precisa de um outdoor digital capaz de ir contigo no seu bolso para qualquer lugar. Um site, na era do Mobile First precisa responder às necessidades e dores do seu cliente, do seu público.
Eu tenho 4 exemplos que podem ilustrar muito bem essa minha definição.
A visão mais clássica de um Balcão de Negócios Digital é a plataforma que expõe produtos, por um preço bem convidativo e possui uma gestão de advertising muito bem trabalhada para que estratégias de compra por impulso, desejo, ou encantamento sejam executadas. Recentemente, um cliente de Pato branco, solicitou nosso diagnóstico tecnológico para entender os limites e desafios do negócio dele e chegamos à conclusão que ele precisava de um eCommerce convencional. Neste caso, a plataforma pode ser elaborada, em Magento, Loja Integrada, Vtex, WDNA, no caso eu prefiro e aprendi a obter resultados expressivos com PrestaShop. Sem muito segredos, pois é assim que a maioria das pessoas entende o termo eCommerce.
Em Foz do Iguaçu, o desafio foi maior. Uma empresária, já estabelecida no seu segmento de transportes turísticos queria uma solução para criar uma ferramenta de relacionamento, serviços, agendamento, gerenciamento de ações, divulgação e pagamento. Ah não desculpa, ela só queria um site! Entenderam a diferença? Em pouco mais de 2 horas de atendimento, por meio do diagnóstico tecnológico, conseguimos listar as necessidades que o novo site deveria atender, além disso, aproveitamos o tempo para apresentar diversas estratégias de relacionamento e encantamento que bem aplicadas, o site novo iria otimizar os resultados.
Um cliente que possui duas empresas muito bem estabelecidas no seu portfólio de projetos, desafiou a equipe da @AgenciaWing para pensar na melhor solução para seu negócio. Um desafio grande, pois seu produto possui categorias que atendem áreas completamente diferentes, saúde e agronegócio. Além disso, existem parcerias comerciais estabelecidas que não poderiam ser canibalizadas pelo negócio que seria criado via seu novo site. Conseguimos concluir que a nova plataforma deverá possuir serviços de funil de vendas, por meio de divulgação de informação valorosa, com isso, captação de leads, gestão de contatos e prospecção de lista de clientes em potencial para estratégia de venda via call center ativo.
E por falar em captação de leads, meu último exemplo é um balcão de negócios digitais, criado a partir de um diagnóstico tecnológico com um profissional de Coach Financeiro. “Mercúrio Alexandre, lembra, dos X-Men? Pense no Mercúrio quando pegar o meu projeto, pois é como sou nos meus negócios!”
Desafiador, ou não? Simplesmente, eu tive horas para definir como faríamos para transformar o site atual num balcão capaz de captar leads, fãs e clientes potenciais para os cursos, treinamentos, mentorias, consultorias e os demais produtos de seu portfólio. Você precisa de uma plataforma ampla e que, principalmente, gere conteúdo, atraia pessoas, filtre quem realmente vai adquirir seu conteúdo no futuro. Claro, aqui o trabalho de marketing digital influenciará diretamente no resultado do formato de site construído.
E assim vou seguindo, Foz do Iguaçu, Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Pato Branco, Ampére, Quedas do Iguaçu, Toledo, o Paraná está ficando pequeno para minha rotina de consultor em projetos digitais. Destaco o parceiro de estrada e consultoria @JhoneTurra. O legal nessas consultorias é descobrir que ninguém quer ser fiscalizado e sim ajudado. Percebi que é da natureza humana buscar apoio, principalmente, neste universo de possibilidades que é o ambiente digital. Mas, o importante é deixar claro, que teu site não pode ser apenas um outdoor portátil.
Dica final: Esqueça tudo que você sabe sobre site institucional e vamos pensar em Balcão de projetos Digitais.